Preparativos para a iniciação
O próximo passo é escolher um local tranquilo, de preferência ao ar livre, para o ritual de iniciação. Se não for possível, pode ser um local fechado, desde que o céu possa ser observado. O ritual de iniciação, em geral, é realizado à noite. A fase lunar ideal para a celebração é a lua nova, que simboliza as iniciações, período em que as portas se abrem para o mundo da magia, segundo os wiccanianos.
Antes do ritual, a futura bruxa deve preparar uma mistura de água com sal e colocar dentro de um cálice, escolher roupas brancas e aplicar um pouco de essência de losna. Depois, ela deve tomar um banho e jogar a água salgada do pescoço para baixo, secar-se e vestir as roupas. “Imagine que você está com os dias contados para morrer. Na verdade, o que deverá morrer com a iniciação na wicca é o seu lado negativo e somente o lado positivo sobreviver para você renascer como bruxa”, sugere a escritora Julia Maya no livro Despertar das bruxas (Editora Madras).
Autoiniciação
As futuras bruxas que não pertencem a nenhum coven podem iniciar-se sozinhas. Alguns wiccanianos não recomendam a autoiniciação, mas outros a admitem desde que seja feita com a orientação de um bruxo ou bruxa experiente. Os críticos da prática argumentam que ela não faz parte das tradições originais da wicca e que, provavelmente, vem sendo difundida em função de interesses comerciais.
Para a bruxa Cláudia Hauy, as duas formas são válidas e devem ser encaradas com a mesma seriedade. Acima de tudo, a pessoa deve ter certeza de que é isso que ela quer para si. A autoiniciação é um ritual individual, que auxilia no autoconhecimento e na transformação interior. Já a iniciação em um coven é um ritual coletivo, que agrega o praticante a um grupo.
“Os rituais representam tudo o que acontece nas nossas vidas. Assim, existem as situações em que precisamos estar sozinhos e outras em que precisamos participar com os demais seres humanos, nos irmanando para nos fortalecer e concentrar energia. Neste sentido, as duas opções têm muito valor, pois somos seres individuais e sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário